Oportunidades

Ex-alunos: Depoimento do Relações Públicas João Paulo Iemma Meira

João Paulo Iemma Meira, formou-se no curso de Relações Públicas da FAAC em 2007. Passou pelo serviço público e hoje trabalha numa empresa de representação comercial.  Veja seu depoimento e suas impressões sobre o curso de RP da UNESP e as perspectivas do mercado de trabalho.

“Logo que me formei, fui aprovado num concurso público. Trabalhei, então, por 2 anos como relações públicas do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), em Araraquara-SP. Foi uma ótima oportunidade de desenvolvimento profissional, pois a instituição estava implantando uma Gerência de Comunicação, o que me proporcionou grande liberdade de trabalho em diferentes áreas. Há 6 meses, tive a oportunidade de mudar de emprego e partir para uma atuação mais empreendedora, uma experiência que está se mostrando cada vez mais atrativa!

Atualmente sou sócio de uma empresa de representação comercial. Prestamos serviços de vendas no interior de São Paulo, representando a fábrica Tapetes São Carlos, uma das maiores produtores de tapetes e carpetes da América Latina. No dia-a-dia, acompanho as necessidades dos nossos clientea, através da internet, telefone e visitas presenciais. É um trabalho muito estimulante. Além de não haver rotina, conheço diversos negócios, cidades e pessoas.

Sobre o curso de RP da FAAC, Destaco as habilidades de pensar globalmente, compreender processos, colocar-me no lugar do outro. Essas características, adquiridas através de uma formação humanística, são diferenciais de um profissional de relações públicas, o que nos torna aptos a interagir com diferentes públicos e diferentes tecnologias.

Para o mercado de trabalho na área de Relações Públicas, o profissional deve, além de atender aos requisitos mínimos -formação de qualidade, línguas, habilidades técnicas, experiência em estágios e projetos sociais etc.- ser humilde e perseverante. O mercado de relações públicas está crescendo. Porém, ainda é preciso conquistar a confiança dos empregadores. Àqueles que conseguem demonstrar o real valor desta profissão, o sucesso é garantido!

Para quem ainda está na graduação, a sugestão é que aproveitem ao máximo as oportunidades de um universitário. Além de freqüentar aulas, ler, debater, participar, o universitário deve qualificar-se profissionalmente, vivendo experiências “extra-classe” que potencializem sua formação. Ou seja, viver a Universidade sem se esquecer do mundo “lá fora”! “

Nádia Pirillo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s