Pesquisa

Toque da Ciência – Projeto da FAAC democratiza conhecimento científico

Esqueça aquela linguagem científica rebuscada, aquela nomenclatura ininteligível para o público em geral, aquela informação científica que quem entende é apenas quem é da área. O projeto “Toque da Ciência: divulgação científica colaborativa”, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), busca aproximar a ciência do público em geral, em meios de comunicação populares e com uma linguagem acessível ao grande público.

O projeto foi criado em 2007 e vem sendo ampliado a cada ano. Inicialmente produzia programas de rádio que explicavam pesquisas desenvolvidas nas universidades nacionais. Hoje conta também com produções audivisuais, uma Agência de notícias e uma Revista. “O projeto é importante porque o conhecimento científico é muito pouco divulgado em nosso país. Com o ‘Toque’, colocamos a ciência à disposição da população”, defende o coordenador geral do projeto, professor Juliano Maurício de Carvalho.

Entenda como funciona

Cada projeto do Toque da Ciência tem um diferente tipo de linguagem. O Toque Áudio trabalha com a linguagem radiofônica, com podcasts de 1 minuto e meio de duração; já o Audiovisual tem uma duração maior (3 min 30 s). A agência traz temas factuais, relacionados a descobertas científicas, lançamento de livros e também entrevistas com pesquisadores (um pouco mais longas que as do áudio e do vídeo), e tem como linguagem o jornalismo científico. A revista se caracteriza por apresentar uma linguagem um pouco mais solta, semelhante ao jornalismo literário. As reportagens são maiores, com uma maior liberdade criativa para o repórter.

Com a diversidade de formatos e linguagens, o Toque pretende se voltar aos diferentes tipos de públicos. “Os interessados em uma informação mais rápida podem acessar o Toque Áudio ou a Agência; quem gosta de compreender a ciência com uma maior profundidade acessa o Toque Vídeo ou a Revista”, afirma a estudante de Jornalismo e integrante do Toque, Ana Carolina Chica.

Desde 2007, quando foi criado, o projeto coleciona prêmios. Nos últimos anos, o projeto levou para casa, por exemplo, troféus do maior e mais importante congresso do Comunicação do país, o Intercom. Em 2009, foi considerado o melhor site jornalístico, e neste ano ganhou na categoria Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação, modalidade Portal.

Para mais informações sobre o Toque da Ciência, acesse: www.faac.unesp.br/toque.

Marcel Verrumo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s