Extensão

Muito além da sala de aula

Você já pensou em quantos assuntos gostaria de ter discutido em sala de aula, mas o tempo não era o suficiente e o programa da disciplina não permitia? Ou aquela disciplina optativa que você gostaria de ter em seu curso, mas a grade curricular não possui espaço?

Para suprir a necessidade de aprofundamento em um determinado assunto, surgiu dentro das Universidades os Grupos de Estudos (GE). Segundo José Carlos Marques, professor que coordena do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), “os grupos de estudos reúnem os interessados em fazer pesquisas em torno de uma temática em comum. Além disso, o GE estabelece discussões aprofundadas sobre um tema que ás vezes não tem tempo, nem espaço na sala de aula e como os participantes têm interesses em comum pode-se tecer e fazer aprofundamentos que numa sala de aula fica difícil por causa do nível de compreensão do grupo” afirma.

Qualquer pessoa pode participar das reuniões de um GE, até mesmo quem não está na universidade. O funcionamento do GE varia de grupo para grupo, alguns realizam encontros semanais, outros quinzenais; e cada grupo têm um método de exposição dos assuntos que serão abordados durante o ano. “Cada grupo estabelece sua dinâmica: podem-se fazer leituras programadas de textos teóricos dentro daquela temática e fazer discussões disso em grupos; o grupo pode chamar convidados para fazer algum tipo de palestra ou pode-se estabelecer que alunos façam apresentações e pesquisas ligadas a temática. O formato de funcionamento de cada grupo depende muito da dinâmica que elege como a mais adequada para suas finalidades” afirma Marques.

Se você se interessa por algum assunto pesquise junto ao departamento do seu curso se existe algum grupo ligado à temática. Se não existir proponha a um professor que tenha interesse pelo tema a criação de um GE.

Clique aqui e conheça alguns Grupos de Estudos da FAAC. Se tiver interesse por algum, mande e-mail para o coordenador do grupo e se informe.

Mellina Cheminand Fortes Lima

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s