Oportunidades

Estudando no exterior

Você já pensou em fazer intercâmbio durante a graduação? Neste caso, para qual país gostaria de ir?

De acordo com a nova Portaria Nº 18 de 30 de Março de 2010, não há mais a necessidade de um convênio prévio entre a Unesp e uma universidade no exterior para que haja o intercâmbio. É direito do aluno realizar disciplinas, estágios ou trabalhos de conclusão de curso em instituição estrangeiras, por no máximo dois semestres, que sejam ou não conveniadas a Unesp. Neste caso, segundo Angélica Ruiz, responsável pelo escritório de relações internacionais da FAAC, a universidade escolhida deve oferecer vagas para o seu curso. “Um docente da Unesp, ou a própria AREX, inicia um primeiro contato e viabiliza vagas para a mobilidade acadêmica discente nas universidades conveniadas. No entanto, se o aluno tiver interesse por uma universidade que não tem convênio com a UNESP, o contato pode partir dele mesmo, desde que todos os requisitos sejam cumpridos e aprovados pelos órgãos competentes”, afirma. Além disso, o Conselho de Curso também deve aprovar o intercâmbio, bem como o contrato de estudos a ser desenvolvido na universidade de destino.

É a Assessoria de Relações Externa (AREX) quem elabora os editais de seleção contendo os requisitos necessários para a realização do intercâmbio. De acordo com a Portaria N° 18, o aluno deve ter cumprido, no mínimo, 60% dos créditos, possuir bom desempenho acadêmico e conhecimento do idioma do país escolhido. No exterior, o aluno pode cumprir, no máximo 25% do total de créditos, ou horas, de seu curso na Unesp.

Normalmente, é o aluno quem deve arcar com suas despesas de viagens, alimentação e moradia. Mas existem programas de apoio, como do “Santander Universidades” e da “Associação de Universidades Grupo Montevideo” (AUGM), que realizam seleções e auxiliam o aluno com os gastos. Nesse caso, as vagas são poucas e há uma seleção criteriosa baseada no bom desempenho, interesse pelo intercâmbio (carta de motivação), proficiência no idioma e currículo do aluno.

Os editais dos intercâmbios costumam ser divulgados em abril e maio, para estudos no 2° semestre, e em setembro e outubro para os estudos do 1° semestre do ano seguinte.

Para mais informações, converse com Angélica Ruiz, na diretoria da FAAC, ao lado da Seção de Graduação.

Mariane Bovoloni

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s