Eventos

ENEARTE reúne estudantes de Artes em Ouro Preto

Fonte: Leonardo Lopes

No período de 19 a 25 de setembro acontece, na cidade de Ouro Preto – MG, o XIV ENEARTE – Encontro Nacional de Estudantes de Artes. O tema desse ano é “Um olhar transgressor: das origens à atualidade”. Os alunos do curso de Educação Artística da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), com o apoio do CAARTUN (Centro Acadêmico de Artes da Unesp), realizarão uma excursão para o evento, partindo do Campus de Bauru.

O ENEARTE é um encontro realizado anualmente pela Federação Nacional dos Estudantes de Arte – FENEARTE, e reúne artistas de todo Brasil numa mostra que expõe a diversidade cultural do nosso país. O objetivo principal é promover o intercâmbio artístico e cultural dos estudantes de artes, incentivando a pesquisa, reflexão, produção e divulgação do conhecimento, exercendo um diálogo entre as diversas linguagens artísticas e outras áreas do conhecimento.

Foto: Patrícia Albuquerque

O encontro também é espaço para integrar os estudantes e profissionais de artes, trazendo novas experimentações. Neste ano o evento acontece na histórica cidade de Ouro Preto-MG, que é o maior sítio preservado da arquitetura barroca, além de reunir diversas expressões da arte, e conta, este ano, com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto para a realização das atividades.

Para o evento, está prevista a realização de mostras de teatro, dança, música, circo, audiovisual e trabalhos científicos, dentre outras atividades.  O XIV ENEARTE pretende promover a arte enquanto área do conhecimento científico, político, educativo e estético, considerando o hibridismo das linguagens artísticas na contemporaneidade e no passado.

Veja o vídeo do XIII ENEARTE (2009)

Para o aluno de Educação Artística Wellington Peres, a participação dos estudantes de artes é muito importante. “É nesse tipo de evento que os alunos realmente podem entender o conceito de universalidade da arte, convivendo com diversas formas de pensamento e de culturas”, diz o estudante.

No último dia do evento, a excursão vai passar pela cidade de Brumadinho – MG, onde se encontra o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim (CACI), maior museu de arte contemporânea ao ar livre do mundo.

Para outras informações, acesse:

http://www.enearte.ufop.br/joomlasite/
www.inhotim.org.br
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main?cmm=94959581#Community?cmm=94959581
E-mail:  ouropretoenearte@yahoo.com.br

Juliana Prado

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s