Extensão

Da faculdade para o mundo real

Ao entrar no curso de graduação os universitários sempre pensam como será a vida profissional na área que escolheu. Nessa hora, muitas dúvidas surgem em relação ao mercado de trabalho e as possibilidades de atuação. Durante o curso algumas aptidões são testadas, outras não. Uma forma de experimentar algumas dessas opções de atuação, ainda na faculdade e paralelamente ao curso, é participar de uma empresa júnior. Mas você sabe o que é uma empresa júnior? Como ela funciona? E ainda, como você pode participar?

Uma Empresa Júnior é uma associação composta exclusivamente por alunos de graduação, e não tem fins lucrativos. Sob a supervisão de professores, a empresa júnior desenvolve projetos e presta serviços à sociedade, empresas e outras entidades, na área de atuação do curso. Desenvolvendo projetos e serviços para a empresa júnior, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos dentro das salas de aula em situações reais, aperfeiçoando as técnicas e habilidades pessoais.

Não existe um padrão de organização e cargos em uma Empresa Júnior, porém, existem semelhanças nas gestões, como cargos similares. Na FAAC, existem quatro Empresas Juniores: a RP Jr., ligada ao curso de Relações Públicas; a Jornal Jr, formada por alunos de Jornalismo; Rádio e TV Junior – Locomotiva,  e a Design Júnior, composta por alunos de Design.

Algumas dessas empresas já possuem uma sede dentro da Unesp, outras ainda desenvolvem suas atividades nos laboratórios da faculdade. Em entrevista a FAAC Notícias, algumas empresas explicaram seu funcionamento e como os interessados podem participar da equipe. Confira a entrevista que fizemos com a Design Jr.

Como é estruturada a Design Jr.?

A Design Júnior é composta por quatro diretorias: administrativa, financeira, de projetos e de marketing. A empresa não possui presidente, para manter a horizontalidade entre os membros, um dos pilares de nossa filosofia. Além disso, buscamos expandir o acesso ao design, oferecendo um trabalho mais acessível à sociedade, fazendo parcerias com projetos ligados a UNESP e projetos sociais.

Como os alunos interessados podem participar da empresa?

Os alunos interessados podem participar do processo seletivo que ocorrem semestralmente e são abertos a todos os alunos do curso de Design. Não há seleção de acordo com apresentação de portfólio, por valorizarmos mais a postura dos candidatos, assim como suas opiniões acerca do design e da universidade, nas entrevistas.

Como vocês escolhem os trabalhos que serão feitos pela empresa?

A escolha dos trabalhos que serão desenvolvidos ocorre em reunião com todos os membros da Design Júnior, na qual levamos em conta a disponibilidade em nosso cronograma, o tamanho e o briefing do projeto.

De onde vêm os recursos financeiros e materiais da Design Júnior?

Os recursos financeiros e materiais vem principalmente do apoio recebido da PROEX juntamente com o Banco Santander, que auxiliam as iniciativas das empresas juniores na UNESP e, também desenvolvemos projetos remunerados com verba destinada às despesas menores da empresa.

Quais os maiores desafios da empresa?

O principal desafio da empresa é construir a imagem de uma empresa profissional e respeitável, ainda que denominada como empresa júnior. Por ser formada por estudantes, a empresa júnior nem sempre é considerada com o mesmo nível de outras empresas. A manutenção geral da política e relacionamento com clientes e outras empresas também é um desafio por suas especificidades que demandam um cuidado especial.

O que acrescenta ao aluno de Design participar da empresa?

Diante da empresa júnior, é possível adquirir o conhecimento prático do dia-a-dia de uma empresa de design, já que toda administração, gestão e desenvolvimento dos projetos fica sob responsabilidade dos membros da empresa. O contato com o mercado e com os clientes proporciona um ambiente mais próximo ainda ao que encontraremos quando formados. Desde já aprendemos a trabalhar em equipe e lidar com desafios que o mercado de trabalho normalmente oferece.

A sede da Design Júnior fica próxima ao DAFAE (Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia) e você pode encontrar a equipe de segunda a sexta, das 14h até às 18h. O telefone de contato é (14) 3103-6067.

Mellina Cheminand Fortes Lima

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s